Aterramento da blindagem metálica dos cabos isolados de média tensão | Parte 1

cabo media tensao

Aterramento da blindagem metálica dos cabos isolados de média tensão | Parte 1

PARTES DO CABO ISOLADO

O aterramento da blindagem metálica dos cabos isolados de média tensão pode ser realizado em uma ou duas extremidades, porém, é sempre necessário estudar a melhor solução técnica, tanto em projetos quanto na execução. Para tanto, é necessário conhecer a construção dos cabos e das muflas e terminações.

Partes do cabo isolado:

Um cabo de média tensão isolado é constituído pelos seguintes elementos:

Condutores – Os condutores elétricos utilizados em cabos de média tensão isolados, normalmente, são fabricados em cobre ou alumínio.

Isolamento – A isolação dos condutores elétricos de média tensão é constituída de materiais sólidos extrudados a seguir indicados.

Termoplástico – As isolações termoplásticas são fabricadas à base de cloreto de polivinila, conhecido comumente como PVC. Têm a propriedade de se tornar, gradativamente, amolecidas a partir da temperatura de 120oC, passando ao estado pastoso, com o aumento da temperatura, até desagregar-se do material condutor. A isolação termoplástica pode suportar, em operação normal, temperaturas de até 70oC.

Termofixo – As isolações termofixas são fabricadas à base de dois materiais distintos, sendo que cada um deles apresenta características elétricas e mecânicas específicas. A isolação termofixa pode suportar em operação normal temperaturas de até 90oC. São comumente utilizadas as isolações XLPE e EPR.

Blindagens de campo elétrico – Também conhecidas como blindagens eletrostáticas, são materiais semicondutores que envolvem o condutor elétrico e a sua isolação com a finalidade de alinhar e confinar o campo eletrostático.

Blindagem do condutor –  É constituída de uma fita não metálica semicondutora ou por uma camada extrudada de compostos semicondutores, ou ainda, por uma combinação de ambos os processos. 

Blindagem da isolação – A blindagem da isolação, também denominada de blindagem externa, deve ser constituída por uma fita semicondutora, não metálica, com as mesmas características da fita semicondutora aplicada sobre o condutor.

Blindagem metálica – A blindagem metálica pode ser constituída de fios de cobre aplicados de forma longitudinal, de fitas metálicas aplicadas helicoidalmente, de camada concêntrica de fios e de camada concêntrica de fios combinada com fitas. Sua função principal é confinar o campo elétrico aos limites da isolação e ao mesmo tempo eliminar a possibilidade de choque elétrico

Separador – É uma fita não higroscópica de poliéster aplicada helicoidalmente sobre a blindagem metálica ao longo de todo o cabo que impede contatos diretos. 

Cobertura de proteção – Os cabos de isolamento sólido são dotados de uma proteção externa, não metálica, normalmente constituída de uma camada de composto termoplástico, à base de cloreto de polivinila (PVC). Nos cabos destinados a serviço em ambientes de elevada poluição, a capa de PVC é substituída por neoprene, que apresenta excelentes características térmicas e mecânicas além de ser resistente a uma variedade de agentes químicos.

Aterramento da blindagem metálica dos cabos isolados de média tensão | Parte 2

Aterramento da blindagem metálica dos cabos isolados de média tensão | Conclusão

Este conteúdo foi relevante para você? Esperamos que sim. A Tramo Engenharia tem 30 anos no mercado de Engenharia Elétrica e está à disposição para conversar sobre esse e outros assuntos. 

Fonte: O Setor Elétrico

Precisa de ajuda?